quinta-feira, 23 de maio de 2013

VOCÊ SABE O QUE É TRAPIÁ?

Vocês sabem o que é trapiá? Eu acredito que a grande maioria nunca viu, nem comeu e sequer ouviu falar. Eu conheço e já vi muitas vezes. O trapiá, Crateva tapia, é uma árvore nativa da caatinga, mas também é encontrada na mata atlântica, da região nordeste. O trapiazeiro tem uma folhagem muito densa e consegue manter-se verde mesmo em condições críticas de falta d’água. O seu fruto tem a forma esférica, mais ou menos do tamanho de um limão e tem dentro uma polpa branca que encobre suas sementes. Não vou entrar aqui na discussão sobre o sabor do fruto, mas o certo é que os seus apreciadores precisam degusta-lo com moderação
Trapiá, no Sítio Patos, povoado de Lavras da Mangabeira - CE  ARVORE
A FRUTA

MAIS ARTIGO:
Trapiá (Crateva tapia) é uma planta da família Brassicaceae encontada na caatinga e na mata atlântica da Região Nordeste do Brasil. Frutifica nos primeiros meses do ano e dá frutos comestíveis e saborosos, cujo formato lembra uma laranja em miniatura, possuindo um denso arilo envolvendo muitas sementes de cor marrom. Tem também utilidades agroflorestais, e pode ser usada para a segunda fase de reflorestamento de áreas de caatinga degradadas.

6 comentários:

  1. Eu conheço a arvore, o cha das folhas é um santo remédio para prevenção do AVC e no tratamento do mesmo. meu avô teve um acidente vascular cerebral e ficou impossibilitado de fazer atividades, mal conseguia andar e quando passou a tomar o cha da folha do trapiá ele se recuperou 90% ate andar de bicicleta ele voltou a andar.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar que é bom pra coluna é verdade?
    Alguma pessoa pode responder?

    ResponderExcluir
  3. ele é bom para quem tem hernia de disco, meu pai melhorou bastante,

    ResponderExcluir
  4. Os ciêntista deviam fazer teste com esse fruto tão pouco conhecido que chama-se Trapiá na cura dessa pandemia

    ResponderExcluir
  5. Trapiá muito saborosa a polpa do fruto, e o poder medicinal das cascas e folhagem abrange humanos e animais no combate à diversas infecções!

    ResponderExcluir